Activação do Windows Vista...
Enfim, fui mais uma vítima dos produtos "Bill Gates". Literalmente posso dizer que o Windows Vista é "Plug and Pray"
Por uma séria de razões decidi comprar um novo portátil. Fi-lo antes de vir para Estocolmo, aproveitando os saldos em Lisboa. Consegui conciliar preço, qualidade e desempenho, e posso dizer que por enquanto estou bastante satisfeito com o novo computador.
Como já era de se esperar, o novo computador com Windows Vista pré-instalado, bastando apenas fazer a activação do sistema operativo no primeiro arranque. Fiz tudo de acordo com as instruções, e o computador esteve a funcionar até ontem a noite.
Não é que para minha surpresa, ontem a noite enquanto eu falava com minha esposa pelo "messenger", surgiu nova janela no Windows informando que o sistema operativo instalado não era legítimo, e que eu deveria informar uma licença válida para utilizar o sistema operativo. Tentei instalar a licença que me foi disponibilizada pelo fabricante do equipamento, mas a Microsoft insistia em informar que aquela não era uma licença válida. Esta incómoda janela aparecia a cada 5 minutos. Mais para o fim da noite, decidi não informar mais a licença e premi "cancelar". Imediatamente houve um "logout" automático, retornando ao ecrã de autenticação. Daí em diante não consegui mais aceder ao sistema operativo, pois a cada tentativa de "login" era solicitada a instalação da licença.
Foi então que decidi proceder com a activação manual do produto conforme as instruções fornecidas no ecrã de activação do meu computador. Um dos passos é telefonar para um sistema automatizado para activação dos produtos da Microsoft. Neste sistema, são fornecidas várias instruções. Uma destas instruções consiste em informar um conjunto de 60 números que aparecem no ecrã do computador. O tal sistema automatizado agradece e diz que o produto será activado em 10 segundos. Passados 10 segundos, recebo a notícia de que o código informado não é válido, e o telefonema é transferido para o suporte. Ontem a noite foi praticamente impossível falar com o suporte. Depois de alguns minutos a espera, decidi por fazer a activação hoje pela manhã, que decorreu sem maiores problemas. Eu apenas tive que informar novamente os tais 60 números, e a Microsoft informou outros 60 para eu digitar e activar o produto.
E sabem porque este problema aconteceu? Este aconteceu por causa de uma actualização do sistema operativo. Esta tal actualização deveria corrigir o problema com a licença do Windows Vista, mas no meu caso acabou por invalidar a licença. O suporte da Microsoft informou que nos últimos dias tem recebido vários telefones com o mesmo tipo de problema, e que de momento a única solução é ligar para a Microsoft e fazer a activação manual.
A parte mais cómica disto tudo foi quando premi avançar logo depois do suporte da Microsoft ter informado o código de 60 número, pois como eu disse no início "Plug and Pray". Eu informei ao gajo de que o sistema operativo havia sido activado com sucesso, e ele disse "Thank´s God you could be able to activate your Windows, otherwise it would be necessary to reinstall the operating system". Não quis saber os porquês...
Sem comentários:
Enviar um comentário