segunda-feira, 30 de abril de 2007

Um vazio em Estocolmo!

Entro em casa... sapatos deixados na entrada... por onde passo as luzes se acendem, a jaqueta no cabide, a camisa como de costume largada em cima de uma cadeira, as calças ficam pela cama, e numa preguiça espontânea de se levantar a tampa do cesto de roupa, as meias não vão para o devido lugar!

Os resquícios da "Jennifer Lopez" se misturam ao vazio que sinto no ar... foram dias agradáveis em tua companhia, visitando e descobrindo as muitas ruas e atracções de Estocolmo. Já sinto falta do teu sorriso alegre, das gargalhadas quando eu fazia piadas com classe - outrora sórdidas, é verdade - do senso de humor que partilhamos, da química que nos faz sorrir para a vida!

Já não há quem apague as luzes que deixo acesas, quem recolha a camisa e guarde-a no armário, coloque os sapatos no devido lugar, arrume as calças no armário... quem simplesmente prove dos meus dotes culinários - das pequenas invenções saborosas a que me proponho a exercitar quando chego do trabalho.

Vou sentir falta da companhia da pipoca na hora dos seriados de TV, dos passeios no parque, da simples ida ao mercado para descobrir o que está escrito, em sueco, nas embalagens.


Simplesmente, vou sentir tua falta por estes dias que se seguem!

terça-feira, 24 de abril de 2007

Vila Morena!

E assim começou a longa caminhada para a democracia, justiça e liberdade!



domingo, 22 de abril de 2007

Descobrimento ou achamento?

Além do facto de Pero Vaz Caminha falar em achamento, a carta também retrata a presença do índio, talvez o primeiro povo habitante na região.

O primeiro contacto entre índios e portugueses foi amigável, havendo inclusive troca de artigos. Isto demonstra que naquela altura os índios já conheciam outras culturas, e sabe lá quais foram os outros contactos que tiveram anteriormente.

Trechos da carta de Pero Vaz Caminha, escritor português, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral quando do “descobrimento do Brasil”:

"Senhor: Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saiba pior que todos fazer.


E o Capitão-mor mandou em terra no batel a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens. Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram. Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Somente deu-lhes um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o Capitão manda a Vossa Alteza, e com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar. " ...

A carta é muito extensa, e por esta razão só publiquei estes dois trechos.

Muitos historiadores dizem que a carta de Pero Vaz de Caminha é a certidão de nascimento do Brasil. Sim, talvez, mas é facto que o processo de colonização não foi nada pacífico, havendo guerra entre índios e portugueses. E não foi diferente neste capítulo da história, onde a soberania da conquista de um povo por outro deu-se pelos recursos tecnológicos e militares utilizados naquela época. Soberania esta revogada em 7 de Setembro de 1822, quando o Brasil conquistou sua independência política e administrativa em relação a Portugal.

Mas, infelizmente por esta altura os primeiros habitantes do Brasil já haviam sido praticamente dizimados. Actualmente, a população indígena no Brasil não chega a 1% da população brasileira.

Hoje, o Brasil é o que é, brava gente brasileira, numa mistura alegre de crenças, raças e culturas!
Parabéns Brasil, "Dos filhos deste solo és mãe gentil..."

sábado, 21 de abril de 2007

Best Guitar Performance

Para quem aprecia, aí está um bom som de guitarra, de Mark Knopfler!

Chamamos de evolução!


quinta-feira, 19 de abril de 2007

Dr. House

Esta série entusiasma pelo humor sarcátisco, arrogância e brilhantismo do Dr. House.

A série é simplesmente fantástica. Já faz parte da minha colecção!



A minha convivência, quase diária, com este doutor tem-me ensinado boas lições de como lidar com algumas situações, principalmente nos útlimos dias! Dias cansativos, mas divertidos!

Vamos lá ver se o paciente sobrevive!

sábado, 14 de abril de 2007

Ideias que se apagarão!

Sinceramente, alguns políticos decepcionam, mostram-se verdadeiros seres acéfalos, inúteis e néscios. A habilidade mental deste tipo de pessoa deve estar inerte algures no tempo e espaço, e de certeza desconhecem a realidade à sua volta.

Eu sou luso-brasileiro, mas também me considero um cidadão do Mundo. Não seríamos todos? Não há nada mais agradável do que andar por este Mundo em paz e fraternidade, sem receios, sem temores.

O cartaz do PNR (Partido Nacional Renovador), colocado em plena Praça do Marquês do Pombal - Lisboa, e a publicidade no "web site" do partido só demonstram que determinado tipo de cidadão desconhece a sua própria história e cultura.



No meu entender algumas ideias não deveriam nem ser postas em prática. A liberdade de expressão faz parte da democracia, deve ser respeitada, entretanto não se pode confundir liberdade com libertinagem.

A falta de bom senso não pode imperar no Mundo moderno. Ou será que estamos a regredir ao invés de evoluir?

É lamentável que em pleno século XXI ainda persistam pensamentos retrógrados e xenófobos como os do PPR, e que seus políticos desconhecem por completo a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Como tudo na vida, as vezes é preciso ter humor e fazer graça de situações como estas, e o grupo humorístico Gatos Fedorentos soube tirar bom partido da situação!

http://www.youtube.com/watch?v=F-O-2X6tvt8

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Paraskavedekatriaphobia

Como é, já colocaram uma ferradura na porta? Apanharam um trevo de quatro folhas? Estão a usar uma pata de coelho como amuleto?

Tenham uma excelente sexta-feira 13!!!



PS. Não posso esquecer de jogar no Euromilhões! Quem sabe, hoje sexta-feira 13! ;)

Obs.: Paraskavedekatriaphobia é o medo (fobia) da sexta-feira 13.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

O navio de guerra Vasa!

Estocolmo, a cidade dos museus! São muitas as opções!
Para quem está em Estocolmo, o Vasamuseet é paragem obrigatória. Este museu fica localizado na ilha Djurgåarden, no centro de Estocolmo.

O museu impressiona pelo facto de abrigar o único navio de guerra do século XVII existente no mundo, que naufragou em sua viagem inaugural, cerca de 1.300 metros depois de deixar o porto de Estocolmo, num belo dia de Agosto de 1628.

O navio Vasa foi novamente achado pelo pesquisador Anders Franzén, em 1956. Depois de cerca de 4 anos de preparação, envolvendo um complexo projecto de engenharia, o barco finalmente voltou à superfície - em Abril de 1961. A restauração do navio foi bastante complexa e demorou 17 anos para ficar concluída.

É realmente impressionante ver os esforços em torno da recuperação e restauração do Vasa, mas ainda mais impressionante é estar na presença de um navio do século XVII ao vivo e a cor!

Infelizmente, por problemas técnicos (e de pura estupidez do fotógrafo, eu mesmo!) não tenho fotos do navio e da visita! Entretanto, fica o "link" para o "site" da internet do museu, com algumas fotos e informações muito interessantes.

http://www.vasamuseet.se/Vasamuseet/international/Portuguese.aspx?lang=en

A visita ao "navio" fez-me recordar os filmes de piratas que eu assistia quando criança, logo após regressar da escola. Os filmes eram exibidos pela Rede Globo na sessão da tarde!

Inglês básico de borla?

Queres ter algumas aulas de Inglês de graça?

Pelo menos o básico já é possível, graças a net!

Minha esposa encontrou um "site" muito bom:
http://www.english180.com.

As lições são básicas, direccionadas aos iniciantes!

Há também o "web site" http://www.inglesonline.com.br, mas confesso que este só dei uma vista de olhos. Parece-me que também tem bom conteúdo.

Aqueles que já dominam o idioma de Shakespeare, a primeira indicação pode ser uma boa diversão para aqueles momentos em que não se tenha absolutamente nada para fazer!

sábado, 7 de abril de 2007

Feliz Páscoa!

Uma Feliz Páscoa repleta de chocolate!








segunda-feira, 2 de abril de 2007

Tarde agradável

Hoje tinha o meu trabalhinho feito logo após o almoço.

Um colega de trabalho, um britânico muito porreiro, foi a minha sala para trocarmos algumas impressões sobre nosso trabalho. Conversa vai, conversa vem, combinamos de no fim da tarde irmos para um bar a beira de um dos vários lagos em Estocolmo.

A nós juntou-se um alemão, outro colega de trabalho, boa gente e divertido.

Ficamos sentados do lado de fora do bar, tarde ensolarada, o lago a nossa frente. Bebi uma cerveja, eles por sua vez entornaram umas tantas. Conversamos sobre diversas coisas, na sua maioria banais. Outrora, ficamos apenas calados apreciando o lago, os patos, os barcos a passarem de um lado para o outro. Eu, de vez em quando, dava migalhas aos passarinhos, e teve um que veio comer na minha mão. Uns gajos, alemães segundo meu colega, tentaram fazer o mesmo, mas sem sucesso - os pássaros fugiam.

Foi um bom momento - sentar, apreciar a paisagem, sem ter que pensar em mais nada. Fez bem a alma.

Céu de brigadeiro

Vou tentar descrever o que vi ontem. Foi simplesmente sensacional. Infelizmente, não pude tirar uma fotografia, pois a única câmara fotográfica disponível era a do telemóvel, e como sabemos, por questões de segurança não se pode ligar o telemóvel em pleno voo. Portanto, tive que me conter e apenas apreciar o que via.

Tive um fim-de-semana prolongado, que começou na sexta-feira. Fui a Lisboa na quinta-feira, e ontem regressei a Suécia.

Meu voo fez escala em Oslo, onde fiquei umas duas horas a espera da conexão para Estocolmo. Desta vez não houve surpresas, o voo não atrasou, não perderam minha mala - correu tudo bem! Não foi pela British, usei os serviços da SAS. Foram bons, sem surpresas desagradáveis.

No voo de Oslo para Estocolmo, já quase no destino - passava um pouco das 22:00, despertei com um aviso qualquer do capitão. Olhei pela janela, e deparei-me com uma noite muito linda.

Já era quase noite, a lua cheia já reinava no céu, entretanto ao longe no horizonte os últimos raios do sol insistiam em permanecer no céu. O contraste do brilho da lua, com os últimos raios do sol e a chegada do anoitecer fizeram do que restava do céu azul algo simplesmente maravilhoso. Foi uma visão muito bonita, tons de azul, branco e um alaranjado bem claro preenchiam o céu. Muito lindo mesmo. E para completar, vi a lua reflectida em um lago qualquer, enquanto o avião se preparava para a aproximação com o aeroporto.

Esta é uma das muitas imagens que ficará para sempre em minhas lembranças.