domingo, 22 de abril de 2007

Descobrimento ou achamento?

Além do facto de Pero Vaz Caminha falar em achamento, a carta também retrata a presença do índio, talvez o primeiro povo habitante na região.

O primeiro contacto entre índios e portugueses foi amigável, havendo inclusive troca de artigos. Isto demonstra que naquela altura os índios já conheciam outras culturas, e sabe lá quais foram os outros contactos que tiveram anteriormente.

Trechos da carta de Pero Vaz Caminha, escritor português, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral quando do “descobrimento do Brasil”:

"Senhor: Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saiba pior que todos fazer.


E o Capitão-mor mandou em terra no batel a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens. Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram. Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Somente deu-lhes um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o Capitão manda a Vossa Alteza, e com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar. " ...

A carta é muito extensa, e por esta razão só publiquei estes dois trechos.

Muitos historiadores dizem que a carta de Pero Vaz de Caminha é a certidão de nascimento do Brasil. Sim, talvez, mas é facto que o processo de colonização não foi nada pacífico, havendo guerra entre índios e portugueses. E não foi diferente neste capítulo da história, onde a soberania da conquista de um povo por outro deu-se pelos recursos tecnológicos e militares utilizados naquela época. Soberania esta revogada em 7 de Setembro de 1822, quando o Brasil conquistou sua independência política e administrativa em relação a Portugal.

Mas, infelizmente por esta altura os primeiros habitantes do Brasil já haviam sido praticamente dizimados. Actualmente, a população indígena no Brasil não chega a 1% da população brasileira.

Hoje, o Brasil é o que é, brava gente brasileira, numa mistura alegre de crenças, raças e culturas!
Parabéns Brasil, "Dos filhos deste solo és mãe gentil..."

Sem comentários: