quarta-feira, 28 de março de 2007

"Ranking" tecnológico

Já ouviram falar no Índice de Tecnologia da Informação, que é elaborado anualmente pelo Fórum Económico Mundial?

Este índice integra o Relatório Global de Tecnologia da Informação, avaliando a capacidade dos países de aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia da informação para estimular seu crescimento económico e competitividade, num cenário cada vez mais internacional, globalizado.

Neste “ranking”, Portugal vai na 28ª posição, enquanto o Brasil está no 46º lugar.

Veja a lista dos 10 países mais bem colocados:
1 - Dinamarca
2 - Suécia
3 - Singapura
4 - Finlândia
5 - Suíça
6 - Holanda
7 - Estados Unidos da América
8 - Islãndia
9 - Reino Unido
10 - Noruega

Das 10 primeiras posições, 5 são ocupadas por países nórdicos, os quais também figuram entre os mais ricos do Mundo.

E o que é que estes países têm em comum? São vários os factores que contribuem para o sucesso destes países, como um bom sistema de educação, excelentes infra-estruturas, grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento e uma organização de meter inveja.

Os índices de produtividade das empresas nestes países são excelentes, e a razão para isto é simples, boas práticas de gestão.

Ou seja, não é preciso ser um génio para perceber que educação, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, organização, boas práticas de gestão e bom uso da tecnologia ajudam no desenvolvimento e competitividade de um determinado país.

Talvez, esta seja a intenção do Primeiro-ministro Português em querer difundir a ideia do plano tecnológico a todo custo. Porém, o governo esquece que tópicos como educação de qualidade, infra-estrutura, entre outras coisas, também são factores importantes para o desenvolvimento do país.

No Brasil, existem muitos investimentos em pesquisa e desenvolvimento em diversos sectores (aeronáutica, medicina, etc.), e recentemente o governo tem apostado suas fichas na inclusão digital. Mas, também se esquece de que o povo precisa de educação com qualidade, e de que o país necessita urgentemente melhorar suas infra-estruturas.

É verdade que as iniciativas - de ambos os países - já trouxeram alguns resultados positivos, mas é preciso fazer muito mais, como por exemplo, melhorar a qualidade do ensino, aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e mais do que tudo, dar um basta de uma vez por todas na corrupção e roubalheira.

A sopa de letrinhas (plano tecnológico e inclusão digital) é bonita, mas não alimenta, não dá sustento. Até lá, e até que me digam o contrário, vou sonhando com a Suécia.

terça-feira, 27 de março de 2007

Brasil 1 x Gana 0

O Brasil ganhou, golo de Vágner Love. O jogo não foi bom, os jogadores não estavam com vontade de correr. Júlio César, guarda-redes do Brasil, foi o melhor em campo. Salvou o Brasil em várias ocasiões.

Ficam aqui algumas fotos do jogo, inclusive quando o Brasil marcou o golo!






































segunda-feira, 26 de março de 2007

27/Março, 19:30 estarei lá!

Amanhã é dia de ver a selecção brasileira. Ao vivo e a cores, em directo do "Råsunda Stadion", em Estocolmo.



Em 28 de Junho de 1958, neste mesmo estádio, a selecção brasileira conquistava seu primeiro mundial de futebol. O jogo foi contra os anfitriões, tendo o Brasil marcado 5 tentos, enquanto a Suécia fez apenas 2. Aliás, este foi o ano em que Pelé passou a ser chamado de Rei.

Aliás, conheço uma pessoa que assistiu este jogo no estádio, na altura em companhia do seu pai, e que momentos antes do jogo teve contacto com os jogadores do Brasil.

A última vez que vi um jogo do Brasil no estádio foi no antigo estádio da Alvalade, em Lisboa, no ano de 2002. O jogo terminou empatado em um a um. E neste mesmo ano eu comemorava, discretamente, o penta campeonato conquistado pelo Brasil.

Eu não ia ao jogo de amanhã, mas depois de conversar com um colega de trabalho, sueco, decidimos que vale a pena ir ver o Brasil jogar.

Este meu colega sueco, já morou em vários países, inclusive no Brasil. Ele é uma pessoa divertida e muito simpática. Ele é a pessoa que esteve no estádio na final de 58, e amanhã disse que fará parte da torcida do Brasil!

Só para finalizar, os suecos são organizados e sabem fazer bom uso dos sistemas informáticos. Eu comprei o bilhete do jogo em apenas 20 minutos. Precisei apenas registar-me em um "site" de venda de bilhetes "online", usar um cartão de crédito para fazer o pagamento e depois ir a uma loja levantá-los. Tudo muito simples, prático e rápido. O site até indicava as lojas mais próximas do local onde eu estava, usando para isto o código postal que informei. Simplesmente fantástico.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Espelho, espelho meu...

"All my life, I always wanted to be somebody. Now I see that I should have been more specific."
by Jane Wagner


Tens aptidão para veterinário?

Achei giro.
Utilize o "link" abaixo para testar tua aptidão como veterinário.

http://www.10mg.nl/

Bom divertimento!

quinta-feira, 22 de março de 2007

Monte Castelo - Legião Urbana

Monte Castelo
Renato Russo
Composição: Renato Russo

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.

O amor é o fogo que arde sem se ver.
É ferida que dói e não se sente.
É um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer.
É solitário andar por entre a gente.
É um não contentar-se de contente.
É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade.
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem.
Agora vejo em parte. Mas então veremos face a face.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria.

terça-feira, 20 de março de 2007

Não recomendo a British Airways

Esta foi a primeira, e espero realmente que seja a última vez que eu tenha que viajar ou utilizar os serviços da British Airways. O serviço de atendimento ao cliente é péssimo, pessoas pouco prestativas, e por vezes mal-educadas.

Faz mais ou menos 14 anos que frequento aeroportos, utilizando os serviços de diferentes companhias aéreas sem ter tido quaisquer tipos de problemas com a bagagem despachada. Mas, como tudo na vida, há sempre uma primeira vez.

Fiquei uma semana sem minha mala, e durante este período tive que comprar algumas roupas e utensílios pessoais para poder continuar com minha vida. Além destes gastos extras e de todo o constrangimento, a mala ficou danificada.

Fiz a reclamação por escrito, conforme solicitação da companhia aérea. Entretanto, já faz uma semana que tento contactar, sem sucesso, a British para saber como está o meu processo. Quando consigo falar com alguém, esta pessoa diz que não pode ajudar, pede para eu aguardar que outra pessoa irá falar comigo. A ligação é transferida, e quando não é repentinamente encerrada, fico longos minutos a espera sem qualquer tipo de resposta. Fico neste eterno "loop", as escuras, sem atendimento.

Só me resta mesma tentar mais vezes, ou então aguardar que respondam a minha reclamação por escrito.

Eu não recomendo os serviços da Bristih Airways.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Materazzi, vive la Italie!

Eu voltava no trabalho, metro da linha azul. Como de costume, apanho o metro na estação central (T-Centralen/Stockholm C), sentido Akalla, para descer em Fridhemsplan. São apenas duas estações.

Andar nos transportes públicos, por vezes, pode ser divertido. E hoje foi um dia divertido!

Entrei na carruagem, o movimento estava tranquilo, até que de repente surgiu uma multidão de estudantes franceses, provavelmente estavam em excursão por Estocolmo. Além de barulhentos, empurravam daqui, empurravam dali, uma grande confusão! Eu fiquei incomodado, talvez pelo facto de eu não ser grande fã dos franceses, pois alguns anos atrás estive em França e minha experiência por lá não foi muito boa.

As portas da carruagem fecharam, e daí alguém se lembrou de perguntar se aquele era o metro com destino para Akalla. Vira-se um senhor, provavelmente um dos professores e pergunta-me: "La destination finale est-elle Akalla ?" - o gajo repetiu a mesma frase várias vezes, olhando-me assustado!

Eu disse-lhe "Oui, Akalla monsieur!"

O gajo vira-se para mim e diz: "Portugais ou les Espagnols?"

Eu pensei comigo "Opa, espanhol não, faz favor!" Não consegui entender como ele pode fazer tal pergunta, pois meu sotaque é mais brasileiro do que qualquer outra coisa, tendo eu apenas dito algumas poucas palavras em Francês? Não sei...

Mas, sei de uma coisa, o bichinho da maldade despertou logo, e disse-lhe "Non, je suis Italien!"

----- Recordando é viver -----
Só para recordar, no Mundial de futebol de 2006, o Brasil foi eliminado nos quartos-de-final pela França, que depois afastou nas meias-finais Portugal da grande decisão. Portanto, eu estava duplamente lixado se respondesse que era português, ou brasileiro, ou então as duas nacionalidades. Seria uma gozação em dose dupla, e eu não estava com bom humor para aturar franceses!
----- Basta de recordação -----

De repente ouvi um silêncio geral... todos olharam sérios para mim... silêncio. O metro parou, pedi licença para passar, saí com aquele sorriso maroto nos lábios, mãos a frente para proteger o peito de um eventual "Zidane". E não é que ouvi uma "Carcamano..." e qualquer coisa em francês que não percebi lá muito bem. E não fiz mesmo questão em perceber!

Eu não perdi a oportunidade, e disse em bom-tom de voz, antes das portas se fecharem, "Materazzi, vive la Italie!"

Saí feliz da vida, pois havia vingado 2003, ano em que estive na França! :)

domingo, 18 de março de 2007

Trabalhando na Suécia - parte 1

Estou a gostar do meu trabalho na Suécia, da minha vida como "nórdico".

Os únicos inconveintes têm sido: a ausência da esposa, a comida e o clima.

Gosto do jeito organizado dos suecos, de como levam o trabalho a sério e da qualidade de vida. Aqui não se mistura trabalho com vida pessoal - cada coisa no seu devido lugar.

Meu trabalho tem que ser feito em 40 horas semanais. Horas extraordinárias só com aprovação, porque são pagas. Aqui não se trabalha sem receber. Não é o meu caso, mas se eu trabalhasse aos fins-de-semana, receberia pelo trabalho e ainda teria direito a descanso extra.

O horário de trabalho é bastante flexível. Pode-se entrar as 7 da manhã e sair as 4 da tarde, com uma hora de almoço. Não há críticas ou "bocas" se você fizer isto. O importante é fazer o trabalho durante as 8 horas diárias.

Não há vícios como parar constantemente para o café, cigarro ou qualquer outra coisa que atrapalhe a concentração.

Aqui, se alguém fizer um bom trabalho, agradecem, reconhecem e elogiam. Se fizer um mal trabalho, criticam e apuram responsabilidades.

Na última sexta-feira, no andar onde estou a trabalhar, houve convocatória geral para degustarmos bolo de chocolate. Foi uma espécie de comemoração, porque o cliente demonstrou satisfação com os níveis de qualidade dos projectos. Foi um gesto bonito de agradecimento. Acreditem, este tipo de evento é normal por aqui.

Outro detalhe que me agradou bastante é a possibilidade de se trabalhar remotamente. Muitas pessoas fazem isto, sem receios ou temores. Não existe aquela desconfiança de que trabalho remoto é sinónimo de improdutividade. Eu ainda não estou a trabalhar remotamente, pois isto está a ser negociado com o meu gerente. Esta é uma ideia que me agrada, pois me permitirá passar alguns dias em Portugal.

A última vez que presenciei uma empresa preocupada com segurança no trabalho, ergonomia e bem-estar dos funcionários foi quando trabalhei para uma grande empresa americana, nos EUA e Brasil. A empresa levava estes assuntos muito a sério. O mesmo se passa aqui, pelo menos no projecto onde estou a trabalhar.

Fiquei contente em saber que algumas pessoas fazem "happy hour" - confesso que não me recordo quando foi a última vez que isto aconteceu em Portugal. Aqui na empresa, pelo menos uma vez por mês esta actividade é patrocinada. Na última quarta-feira saímos para jantar e jogar bilhar. Foi um momento agradável e divertido!

Por enquanto, posso afirmar que minha primeira análise, após três semanas, é bastante positiva. Estou a gostar!

E chamam isto de telemóvel

Vejam só o telemóvel que me queriam atribuir na empresa onde estou com um projecto. E o carregador, que gracinha... Isto deveria estar em um museu!




De imediato perguntei se eu não iria precisar de licença para andar com esta coisa, só no caso de ser parado por alguma autoridade. Aliás, isto se quer cabe no bolso das calças. Era preciso uma mala para carregá-lo. Meus colegas de trabalho riram dos meus comentários, e acharam incrível que esta coisa ainda existisse.

Por alguma razão desconhecida o telemóvel começou a ter problemas. Acho que o aparelho ficou ressentido com minha imediata rejeição. Confesso, não foi amor a primeira vista, e deve ter sido de ambas as partes.

Só sei de uma coisa, pedi outro telemóvel e de imediato a empresa forneceu um modelo muito mais recente, leve e que cabe no bolso da camisa.

Dilbert, como sempre genial!

Adoro as sátiras do Dilbert. Esta está o máximo, reflecte muitas vezes a realidade de algumas empresas, fez-me lembrar outras tantas... Simplesmente genial!




Tradução:
- Dilbert: Como sempre, ontem trabalhei até a meia-noite, mamã.
- Mãe: Bem, pelo menos tu ganhaste algum dinheiro extra.
- Dilbert: Eu não recebo por horas extraordinárias.
- Mãe: Bem, pelo menos foi um trabalho importante.
- Dilbert: Não, nem por isso. Meu chefe fez-me mudar meus slides do Power Point, mas as mudanças deixaram-no pior.
- Mãe: Bem, pelo menos tu estás preparado para a reunião.
- Dilbert: A reunião foi cancelada. Mas tudo bem, porque o projecto não é financiado.
- Mãe: Então... tu trabalhaste de graça, para piorar uma apresentação para uma reunião que não irá acontecer, de um projeto que não existe?
- Dilbert: Pois...
- Mãe: Oh... Tu deves trabalhar para alguma empresa de TI.

sábado, 17 de março de 2007

Topo de gama em armazenamento de dados


Em 1956 a IBM introduziu no mercado o primeiro sistema de computadores com disco rígido, o 305 REMAC.

A foto acima mostrar um operador sentado em frente ao computador. Do lado esquerdo o disco rígido (HDD) IBM 350 disk file, que tinha 1,52 metros de comprimento, 1,72 metros de altura e 74 centimetros de profundidade,era composto por 50 discos de 24 polegadas, funcionava a uma velocidade de 1200 RPM, tinha capacidade de armazenamentode 4.4 MB, e custava a módica quantia de 36 mil dólares anuais.

E o HDD só não teve sua capacidade aumentada em mais 5 MB, porque naquela época o marketing da IBM não sabia como vender tanta capacidade de armazenamento.

Todo o sistema 305 REMAC, incluindo a unidade de armazenamento (HDD), pesava quase 1 toneada. Normalmente as entregas eram feitas através de aviões de carga e camiões especializados em transportes de materias pesados e sensíveis.
A foto abaixo mostra o transporte do IBM 305 Disk File.


quinta-feira, 15 de março de 2007

Activação do Windows Vista...

Enfim, fui mais uma vítima dos produtos "Bill Gates". Literalmente posso dizer que o Windows Vista é "Plug and Pray"

Por uma séria de razões decidi comprar um novo portátil. Fi-lo antes de vir para Estocolmo, aproveitando os saldos em Lisboa. Consegui conciliar preço, qualidade e desempenho, e posso dizer que por enquanto estou bastante satisfeito com o novo computador.

Como já era de se esperar, o novo computador com Windows Vista pré-instalado, bastando apenas fazer a activação do sistema operativo no primeiro arranque. Fiz tudo de acordo com as instruções, e o computador esteve a funcionar até ontem a noite.

Não é que para minha surpresa, ontem a noite enquanto eu falava com minha esposa pelo "messenger", surgiu nova janela no Windows informando que o sistema operativo instalado não era legítimo, e que eu deveria informar uma licença válida para utilizar o sistema operativo. Tentei instalar a licença que me foi disponibilizada pelo fabricante do equipamento, mas a Microsoft insistia em informar que aquela não era uma licença válida. Esta incómoda janela aparecia a cada 5 minutos. Mais para o fim da noite, decidi não informar mais a licença e premi "cancelar". Imediatamente houve um "logout" automático, retornando ao ecrã de autenticação. Daí em diante não consegui mais aceder ao sistema operativo, pois a cada tentativa de "login" era solicitada a instalação da licença.

Foi então que decidi proceder com a activação manual do produto conforme as instruções fornecidas no ecrã de activação do meu computador. Um dos passos é telefonar para um sistema automatizado para activação dos produtos da Microsoft. Neste sistema, são fornecidas várias instruções. Uma destas instruções consiste em informar um conjunto de 60 números que aparecem no ecrã do computador. O tal sistema automatizado agradece e diz que o produto será activado em 10 segundos. Passados 10 segundos, recebo a notícia de que o código informado não é válido, e o telefonema é transferido para o suporte. Ontem a noite foi praticamente impossível falar com o suporte. Depois de alguns minutos a espera, decidi por fazer a activação hoje pela manhã, que decorreu sem maiores problemas. Eu apenas tive que informar novamente os tais 60 números, e a Microsoft informou outros 60 para eu digitar e activar o produto.

E sabem porque este problema aconteceu? Este aconteceu por causa de uma actualização do sistema operativo. Esta tal actualização deveria corrigir o problema com a licença do Windows Vista, mas no meu caso acabou por invalidar a licença. O suporte da Microsoft informou que nos últimos dias tem recebido vários telefones com o mesmo tipo de problema, e que de momento a única solução é ligar para a Microsoft e fazer a activação manual.

A parte mais cómica disto tudo foi quando premi avançar logo depois do suporte da Microsoft ter informado o código de 60 número, pois como eu disse no início "Plug and Pray". Eu informei ao gajo de que o sistema operativo havia sido activado com sucesso, e ele disse "Thank´s God you could be able to activate your Windows, otherwise it would be necessary to reinstall the operating system". Não quis saber os porquês...

terça-feira, 13 de março de 2007

13 de Março

Faltam 293 dias para o fim do ano!

domingo, 11 de março de 2007

Meus primeiros passos em Estocolmo...

O sábado amanheceu ensolarado, temperatura por volta dos 5ºC, um dia agradável para uma primeira visita ao centro de Estocolmo. A visita acabou por ser curta, pois no ínicio da tarde o tempo resolveu mudar radicalmente, ficando completamente encoberto, chuvoso e frio. Mas, valeu a penas as poucas horas de visita.

A visita não foi planeada, eu simplesmente quis dar uma vista de olhos na cidade, usar os meios de transportes sem ser para ir ao trabalho. Peguei na câmera, mochila nas costas e lá fui eu dar meus primeiros passos pelas ruas de Estocolmo. Aliás, de acordo com o meu telemóvel foram dados 20.931 passos.

A cidade é bonita e bastante agitada, com um excelente sistema de transportes públicos.

Estocolmo é rodeada de lagos, tem muitos canais que atravessam a cidade. Eu gostarai de ter visto os lagos e canais completamente congelados; deve ser algo bonito de se ver. Mas, isto terá que ficar para outro inverno.

Ficam aqui registadas algumas imagens de Estocolmo. Espero da próxima vez fazer algo mais bem elaborado, incluindo nas fotos os nomes dos lugares que visitei.