quarta-feira, 28 de março de 2007

"Ranking" tecnológico

Já ouviram falar no Índice de Tecnologia da Informação, que é elaborado anualmente pelo Fórum Económico Mundial?

Este índice integra o Relatório Global de Tecnologia da Informação, avaliando a capacidade dos países de aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia da informação para estimular seu crescimento económico e competitividade, num cenário cada vez mais internacional, globalizado.

Neste “ranking”, Portugal vai na 28ª posição, enquanto o Brasil está no 46º lugar.

Veja a lista dos 10 países mais bem colocados:
1 - Dinamarca
2 - Suécia
3 - Singapura
4 - Finlândia
5 - Suíça
6 - Holanda
7 - Estados Unidos da América
8 - Islãndia
9 - Reino Unido
10 - Noruega

Das 10 primeiras posições, 5 são ocupadas por países nórdicos, os quais também figuram entre os mais ricos do Mundo.

E o que é que estes países têm em comum? São vários os factores que contribuem para o sucesso destes países, como um bom sistema de educação, excelentes infra-estruturas, grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento e uma organização de meter inveja.

Os índices de produtividade das empresas nestes países são excelentes, e a razão para isto é simples, boas práticas de gestão.

Ou seja, não é preciso ser um génio para perceber que educação, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, organização, boas práticas de gestão e bom uso da tecnologia ajudam no desenvolvimento e competitividade de um determinado país.

Talvez, esta seja a intenção do Primeiro-ministro Português em querer difundir a ideia do plano tecnológico a todo custo. Porém, o governo esquece que tópicos como educação de qualidade, infra-estrutura, entre outras coisas, também são factores importantes para o desenvolvimento do país.

No Brasil, existem muitos investimentos em pesquisa e desenvolvimento em diversos sectores (aeronáutica, medicina, etc.), e recentemente o governo tem apostado suas fichas na inclusão digital. Mas, também se esquece de que o povo precisa de educação com qualidade, e de que o país necessita urgentemente melhorar suas infra-estruturas.

É verdade que as iniciativas - de ambos os países - já trouxeram alguns resultados positivos, mas é preciso fazer muito mais, como por exemplo, melhorar a qualidade do ensino, aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e mais do que tudo, dar um basta de uma vez por todas na corrupção e roubalheira.

A sopa de letrinhas (plano tecnológico e inclusão digital) é bonita, mas não alimenta, não dá sustento. Até lá, e até que me digam o contrário, vou sonhando com a Suécia.

Sem comentários: