quinta-feira, 28 de junho de 2007

Lisboa aí vou eu!

Hoje comecei a trabalhar cedo, as 6 da manhã!

Liguei o PC, a televisão e fui preparar o pequeno almoço. Tudo certo, mãos a obra, o trabalhinho tem que esta concluído por volta das 12:30, quando deixarei o apartamento rumo a Lisboa, onde ficarei até o dia 10/Julho - trabalhinho remoto faz tão bem!

Terei que caminhar uns 800 metros até o metro, apanhá-lo na direcção da estação central, de onde então apanharei o Arlanda Express rumo ao aeroporto.

Check-in na TAP, um lanche rápido, ir para a sala de embarque e esperar pelo voo.

A ansiedade já é grande... as saudades também - sinto falta dos detalhes (não só dos grandes, mas dos pequeninos também) que preenchem-me a alma de alegria!

Ah que nunca mais chega Lisboa!

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Aviação e progresso...

No Brasil é o tal do "apagão aéreo", com direito a CPI do Congresso Nacional e tudo, mas que de certeza acabará em pizza - como toda e boa investigação brasileira que se preze.

E o Sr. Lula da Silva vem a público dizer que a crise no sector aéreo só mostra que o Brasil se desenvolveu muito nos últimos anos, e que este desenvolvimento não foi acompanhado pelo sector da aviação comercial. E o Governo dele, nos últimos anos, não conseguiu prever isto???

Já em Portugal, é o caso do novo aeroporto de Lisboa, que não se sabe se ficará em Alcochete, Ota ou sabe-se lá aonde... muita gente a puxar sardinha para seu lado! O impressionante é que fica tudo em nome do desenvolvimento de Portugal, mas sem um estudo de viabilidade, ou coisa que o valha... há promessas, vamos ver no que vai dar!

Já agora, quando é que as passagens aéreas ficarão mais baratas para que eu possa viajar com mais frequência?

domingo, 24 de junho de 2007

40 milhões de fogos!

Se todos os planos directores municipais, no que diz respeito as construções para habitação, fossem levados adiante, Portugal poderia albergar 40 milhões de pessoas, um pouco mais de 4 vezes o número total de habitantes.

Fonte: Expresso

sábado, 16 de junho de 2007

Feliz aniversário Narigudo G...

Os relatos de quando ele era apenas um bebé... colocavam-no sentado, caía para o lado... não se mexia, não reagia... meus pais achavam que tinha algum tipo de problema, mas não - era preguiça mesmo! O gajo só se mexia quando vinha a mamadeira (biberão). Para comer era boa boca, tanto que minha mãe tinha que ter em mãos duas mamadeiras. E ai dela se a primeira acabasse e não lhe desse logo de seguida a segunda... era o maior berreiro...

Era muito desengonçado quando andava de skate! E não gosta de correr quando joga a bola!

E quando nós (eu e nossa irmã) dizíamos "Orelhudo, big ear ou le oreille"
Só ouvíamos dele:
"Oh mãe, estão me chamando de orelhudo... buá, buá..."
"Eu vou me jogar pela janela..."

Hoje é o narigudo... ficou assim num mergulho mal calculado na piscina do clube que frequentávamos... hehehe

Tenho saudades do meu irmão "Piu-piu narigudo", um gozador de primeira, tira sarro de tudo e de todos... está sempre de bem com a vida, sorrindo... nunca o vi triste!



Apaixonado por carros, desde pequenino... Agora nos 30 anda com a mania de que é 3.0, bi-turbo, total flex... Não sei se isto pega lá muito bem, mas ele que sabe! ;) hehehe

Entre nós os chamamentos carinhosos, narigudo para cá, gordinho pra lá! ;)
E já que é assim, ficam cá os meus parabéns e um feliz aniversário!

Diverte-te, vai para o forró catar as colenes!!! (hahaha)

Um abraço deste irmão que te ama!

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Carraças

Ontem, muitos dos meus colegas suecos deixaram o trabalho mais cedo para ir tomar uma vacina. Eu, na minha maior curiosidade perguntei para que servia a vacina.

A resposta foi "It is to protect against tick-bone-encephalitis (TBE)!"

Ora pois, fui pesquisar do que se tratava, uma vez que percebi uma certa preocupação nas pessoas com quem falei.

O dito cujo "bichinho" não transmite apenas a encefalite, mas muitas outras doenças, como por exemplo a doença de Lyme e a febre maculosa.

A vacina, que meus colegas foram receber, tem que ser aplicada em três doses e não tem garantias de que funciona. Alguns estudos dizem que a protecção pode chegar aos 75%, mas sem garantias.

Meus camaradas, estou a falar do carrapato ou carraça, como preferirem. Quando chega o verão na Suécia, mais próximo da costa e dos milhares de arquipélagos existentes, há uma certa epidemia de carrapatos.

E o povo aqui adora deitar no relvado para tomar um banho de sol... algumas vezes é possível encontrar pessoas em fato de banho a tomar sol!

Os suecos estão bem informados sobre o assunto, existe muita divulgação de como se proteger, e do que fazer em caso de ser vítima de uma picadura de carraça. Neste e noutros aspectos os gajos são organizados.

Hoje, entretanto, um colega - que não simpatizo muito - questionou se eu iria vacinar-me. Por alguns instantes pensei com meus botões "Eh pá, não vou rolar no relvado feito um cão rafeiro, tão pouco vou fornicar uma vaquinha!" Pensei em dizer-lhe isto, mas achei que ele talvez ficasse ofendido... poderia passar-lhe pela cabeça que chamei a mãe dele de vaca ou cadela!

Então eu disse-lhe que não precisava de vacina, pois som "geneticamente evoluído". O gajo parou por uns instantes, olhou-me sério, mas sério mesmo... soltou aquele sorriso amarelo e muito sério questionou-me "Geneticamente evoluído? Só podes estar a brincar, certo?"

Eu cá com meus botões novamente "Será que já inventaram vacina para prevenir a burrice?! Ou será que ele já foi vítima da carraça e o cérebro está a derreter?!"

Ri-me, e percebi que um colega que estava ao lado também se riu e acabou por comentar "Geneticamente evoluído... esta é boa, nunca ouvi uma desculpa como esta para evitar a agulha". E eu que achei que o meu colega fosse comentar "Eh pá, será que ele acreditou mesmo que tu és geneticamente evoluído?".

Por alguns instantes fiquei preocupado... caraças, o carrapato é mesmo perigoso. Mas, daí lembrei que sou "geneticamente evoluído!" Ufa!

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Velhote indomável

O som do vídeo está em japonês, mas vale a pena ver o que este velhote é capaz de fazer...

Bar-Sur-Aubé

De volta a França, de volta ao fim-de-semana em que lá estivemos.

Bar-Sur-Aubé é uma cidadezinha francesa da região de Champagne-Ardenne; é muito simpática, limpa, bem cuidada e onde se produz muito bom Champagne.

Nossa estada por lá foi curta, fomos para a profissão de fé da afilhada de minha esposa, e não houve tempo para turismo. A missa foi bonita, a festa foi muito boa... realmente come-se muito bem em França. Também, bebe-se bom vinho, boa Champagne. Aliás, a festa foi realizada num salão de festas localizado numa quinta onde se produz Champagne, Champagne Gilbert Leseurre. O dono da quinta esteve lá presente, mostrou-nos a quinta e todo o processo de produção da Champagne - achei muito interessante!

Tivemos momentos agradáveis na presença de pessoas de que gostamos, principalmente dos tios da minha Susana... são pessoas maravilhosas!

Além de estarmos com pessoas agradáveis, pudemos conhecer um casal de velhinhos - se não estou enganado têm mais de 80 anos - que estão juntos faz muito, muito tempo... eles estiveram sempre bem-dispostos, são brincalhões, têm bom sentido de humor, são amáveis e cativam pela alegria.

Outro facto marcante foi ver o nosso avô, com quase oitenta anos a meter conversa com uma francesa nos seus cinquentas... o velhote este sempre bem-disposto e disse que dava conta do recado.

Foi simplesmente fantástico ver pessoas, que já passaram por tudo e mais alguma coisa, manterem boa disposição. Vê-se que sabem viver a vida com serenidade, paz e muita alegria.

terça-feira, 12 de junho de 2007

9 de Junho e fim-de-semana especial.

Após quase duas árduas semanas de trabalho remoto de Portugal, uma viagem relâmpago até França e aproveitando o facto de que minha esposa fazia anos no dia 9 de Junho, decidi colocar em prática a surpresa que havia preparado para ela.

No dia 07/Junho partimos rumo ao sul, com destino a Sagres. Saímos no fim da tarde, sem trânsito e com bom tempo.

Ficamos hospedados na Pousada de Sagres - Infante, uma das históricas Pousadas de Portugal. Gostamos imenso dos serviços e do atendimento. Foi nota 10!

Sagres é bastante acolhedora, tem excelentes restaurantes. Para quem gosta de bom peixe, de bom marisco e um bom vinho alentejano, recomendamos!


Vista da pousada a partir do Cabo de São Vicente

Em Sagres visitamos o Cabo de São Vicente, a Fortaleza de Sagres e a Vila do Bispo. Sagres encanta pela beleza, pela riqueza história; a vila estava completamente enfeitada, por conta das comemorações do dia de Portugal, 10 de Junho.


Vista da Fortaleza de Sagres e uma pequena amostra da costa Algarvia

Nossa viagem não se limitou apenas a região da Vila do Bispo. Fomos visitar Lagos, onde almoçamos e fizemos um passeio de barco. Nosso passeio foi encantador, durou uma hora e percorremos uma pequena parte da costa de Lagos. O barco passou perto das encostas, entrou em grutas, navegou em mar aberto...


Passeio de barco pela costa Lagos

No sábado de manhã, tínhamos a opção de irmos visitar a Fortaleza de Sagres e acompanhar o início das comemorações do 10 de Junho. Entretanto, achamos melhor visitarmos outros locais e seguimos rumo a Aljezur, onde visitamos o Vale da Telha - um lugar belíssimo, de praias fantásticas, água cristalina... uma região muito linda!


Vale da Telha e uma de suas praias

Nosso passeio foi bom, minha esposa adorou a surpresa. Pudemos apreciar um pouquinho dos encantos do sul, do Algarve.

Já estamos com saudades... nos dias em que lá estivemos, acordávamos com o barulho do mar, sentíamos a brisa do mar preenchendo nossas almas enquanto caminhávamos pela praia! Foi um fim-de-semana muito agradável na presença daquela que muito amo!


Vista do quarto da Pousada e caminhada na praia

domingo, 10 de junho de 2007

10 de Junho

Hoje é dia de Portugal, e não só!

O tamanho, pequenina, nunca foi desvantagem!

Os tamancos tinham pontaria certeira nas cabeças dos miúdos... lá estava ela, com sua precisão de "franco-atirador" a ajudar-me quando eu brigava na rua!

Os dentes sempre afiados, tanto para morder quanto para falar o que viesse a cabeça! Ninguém se metia com ela... saíam sempre a perder! Geniosa que só ela!

Teve coragem e não desistiu, foi persistente e conseguiu a bendita graduação em Medicina Veterinária. Desde pequenina dizia, ou melhor desde criança porque pequenina ainda é, "serei médica veterinária!" A bicharada da rua que o diga... foram todos cuidados por ela antes de se tornar médica veterinária!

Vez ou outra tem um mal humor de meter medo aos leões, mas a bondade está sempre presente, o sorriso é contagioso, é esperta - carrega na alma sabedoria, compaixão e inteligência!

Minha irmã, querida irmã... amo-te, tenho saudades! Tenha um bom dia, diverte-te, comemore o teu dia com alegria. Feliz aniversário, muitas felicidades e beijinhos deste irmão que atravessa oceanos!


quinta-feira, 7 de junho de 2007

Destino: França

Lá fomos nós (eu, minha esposa e o avô dela) na sexta-feira rumo a França.
O voo saiu de Lisboa no horário... nós voamos pela Air France, o atendimento foi bom, sem surpresas! As malas chegaram intactas ao destino.

Quer dizer, quase ocorreu um incidente internacional entre França e Portugal. Uma das comissárias de bordo (até era gira - lá vou levar feio e forte nas orelhas) sorria-se toda a cada vez que passava por mim. E a gaja fazia questão de olhar para minha esposa depois do sorriso, como quem queria saber se ela estava ou não a prestar atenção no que se passava. Minha esposa é que não achou lá muita piada disto! E com razão, a gaja tinha um certo ar ordinário. Não vou falar nos pormenores do rebolado... cada vez que a dita senhorita andava pelo corredor do avião, causava um torcicolo geral na torcida masculina. Acho que se alguém agitasse algum dinheiro no ar, era capaz de a moçoila fazer um "strip".

Chegamos a Paris, sem transtornos. Fomos a locadora de automóveis para levantarmos o carro alugado, um Mercedez Classe A que se transformou numa BMW série 5. A locadora não tinha o carro reservado, então nos fez um upgrade sem custos adicionais e porque o carro precisava fazer Kms (foi-me entregue com apenas 7 kms rodados) - eu por vontade própria decidi incluir um seguro contra todos os riscos, só por precaução, pois em França já é costume ver carros incendiados.

O momento mais espectacular da viagem... não, não foi conduzir a BMW! Foi ver o avô de minha esposa, um senhor de 79 anos, deslumbrado com o avião no momento do embarque, que se deu pela pista e não pelo terminal. Ele jamais havia visto um avião tão de perto, ou mesmo viajado em um... viu-se a curiosidade nos olhos que brilhavam de admiração e espanto ao mesmo tempo, como os de uma criança que entra em um avião pela primeira vez! Foi gratificante presenciar tal momento!

De Paris fomos para Bar-Sur-Aubé, região de Champagne! As estradas em França estão bem cuidadas, repletas de radares e não são tão caras como as de Portugal.

A viagem foi boa e sem transtornos!

Trabalhando de Lisboa

Desde a semana passada, com exepção aos dias em que estive em França, tenho trabalhado remotamente de casa, em Lisboa!

Começo o meu dia de trabalho as 6:00 da manhã (7:00 em Estocolmo), terminando-o as 3:00 da tarde! Isto é uma maravilha, não tenho que me deslocar nos transportes, tenho mais tempo livre para meus afazeres depois do trabalho! Isto é bom, muito bom... o meu trabalho tem rendido muito mais! ;)

Tenho que fazer isto mais vezes!