Ontem, muitos dos meus colegas suecos deixaram o trabalho mais cedo para ir tomar uma vacina. Eu, na minha maior curiosidade perguntei para que servia a vacina.
A resposta foi "It is to protect against tick-bone-encephalitis (TBE)!"
Ora pois, fui pesquisar do que se tratava, uma vez que percebi uma certa preocupação nas pessoas com quem falei.
O dito cujo "bichinho" não transmite apenas a encefalite, mas muitas outras doenças, como por exemplo a doença de Lyme e a febre maculosa.
A vacina, que meus colegas foram receber, tem que ser aplicada em três doses e não tem garantias de que funciona. Alguns estudos dizem que a protecção pode chegar aos 75%, mas sem garantias.
Meus camaradas, estou a falar do carrapato ou carraça, como preferirem. Quando chega o verão na Suécia, mais próximo da costa e dos milhares de arquipélagos existentes, há uma certa epidemia de carrapatos.
E o povo aqui adora deitar no relvado para tomar um banho de sol... algumas vezes é possível encontrar pessoas em fato de banho a tomar sol!
Os suecos estão bem informados sobre o assunto, existe muita divulgação de como se proteger, e do que fazer em caso de ser vítima de uma picadura de carraça. Neste e noutros aspectos os gajos são organizados.
Hoje, entretanto, um colega - que não simpatizo muito - questionou se eu iria vacinar-me. Por alguns instantes pensei com meus botões "Eh pá, não vou rolar no relvado feito um cão rafeiro, tão pouco vou fornicar uma vaquinha!" Pensei em dizer-lhe isto, mas achei que ele talvez ficasse ofendido... poderia passar-lhe pela cabeça que chamei a mãe dele de vaca ou cadela!
Então eu disse-lhe que não precisava de vacina, pois som "geneticamente evoluído". O gajo parou por uns instantes, olhou-me sério, mas sério mesmo... soltou aquele sorriso amarelo e muito sério questionou-me "Geneticamente evoluído? Só podes estar a brincar, certo?"
Eu cá com meus botões novamente "Será que já inventaram vacina para prevenir a burrice?! Ou será que ele já foi vítima da carraça e o cérebro está a derreter?!"
Ri-me, e percebi que um colega que estava ao lado também se riu e acabou por comentar "Geneticamente evoluído... esta é boa, nunca ouvi uma desculpa como esta para evitar a agulha". E eu que achei que o meu colega fosse comentar "Eh pá, será que ele acreditou mesmo que tu és geneticamente evoluído?".
Por alguns instantes fiquei preocupado... caraças, o carrapato é mesmo perigoso. Mas, daí lembrei que sou "geneticamente evoluído!" Ufa!