segunda-feira, 30 de julho de 2007

Abraço de mãe!

Na quinta-feira passada tive um sonho... sonhava que era criança, que minha mãe abraçava-me com muito carinho quando eu corria para os seus braços... sentia-me aconchegado, seguro, feliz...

Neste mesmo dia, vim para Lisboa. A espera do embarque em Estocolmo, via uma mãe a brincar com seu filho, um miúdo com cerca de dois anos... ele ainda sem muito equilíbrio corria para os braços de sua mãe, que o abraçava e leva-o ao colo com muita alegria. Era uma felicidade contagiante. Fez-me por algum tempo distrair-me de todos os outros barulhos.

No sábado de manhã, no aeroporto de Lisboa, recebi minha mãe que havia chegado do Brasil. Soube bem, muito bem receber o seu abraço.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Crise aérea brasileira

Entristece e revolta a situação do sistema de transportes aéreos do Brasil.

Durante muitos anos utilizei-me do aeroporto de Congonhas. A última viagem que realizei foi algures em 2004 quando viajei para Curitiba, mas antes disto já era possível notar que este aeroporto já não tinha mais capacidade para suportar tantos pousos e descolagens. Recordo-me, em diversas ocasiões, de meus voos terem o pouso atrasado em mais de 1 hora devido ao congestionamento do tráfego aéreo em Congonhas.

Lembro, também, de que naquela altura os controladores de tráfego aéreo já reclamavam melhores condições de trabalho - modernização de equipamentos, contratação de pessoal, revisão das escalas de serviço e melhores remunerações.

Faz quase 10 meses que um avião da Gol chocou-se em pleno ar com um outro avião a jacto - as investigações sobre este acidente ainda não estão concluídas.

Quando ocorreu este acidente, surgiram boatos de que o sistema de tráfego aéreo brasileiro tem sérios problemas técnicos - deficiência técnica de equipamentos, falta de recursos humanos e autorizações de rotas aéreas acima da capacidade da infra-estrutura aeronáutica do Brasil.

Estas denúncias fizeram com que o Senado brasileiro criasse a CPI do Apagão Aéreo, que até o presente momento foi ineficiente, e passados quase 10 meses pouco se fez.

No último dia 17 de Julho, outro acidente aéreo. Desta vez um avião da TAM com mais de 180 passageiros não consegui travar depois de pousar no aeroporto de Congonhas, colidindo com um depósito da empresa depois de ter atravessado a Avenida Washington Luís, o que causou um incêndio de enormes proporções - ninguém sobreviveu e as causas deste acidente ainda estão por ser apuradas.

O "apagão aéreo" agravou-se e a situação tornou-se insustentável. No meio de tanta desinformação e especulação, o Governo brasileiro não consegue gerir a crise que assola o sistema de transportes aéreo brasileiro.

O problema do sistema aéreo brasileiro é antigo e do conhecimento de todas as autoridades. Agora, simplesmente entrou em colapso. E o que tudo indica, muitas acções terão que ser postas em prática para que tudo volte a normalidade, e as pessoas possam viajar novamente em segurança. Há promessas, mas assusta quando elas vêm dos políticos...

O que mais revolta é o Presidente da República do Brasil pedir aos brasileiros que rezem e tenham muita fé em Deus, que tudo se resolverá no seu devido tempo. Se os problemas dos brasileiros se resolvessem com rezas, o Brasil hoje seria um dos melhores lugares do mundo para se viver - são mais de 180.000.000 de pessoas rezando a cada dia, a cada novo problema.

O que o brasileiro precisa é de Governo que trabalhe seriamente, sem discursos em vão, com vontade que o Brasil dê certo.

sábado, 21 de julho de 2007

Sete maravilhas?

Eu não votei no Cristo Redentor para uma das sete maravilhas. Já lá estive... encantou a beleza natural que se avista lá de cima, mas não a estátua. E dizer que é uma das sete maravilhas, só mesmo o melhor dos ufanistas!

O Rio de Janeiro é repleto de encantos naturais, de paisagens belíssimas e de muitos outros detalhes - a estátua é a menor delas. O turista se encanta mesmo com as praias, com a cidade em si.

Mas, é pena que também seja conhecida pelos famosos tiroteios entre traficantes rivais, ou entre traficantes e polícia, dos arrastões, dos governantes corruptos, ou até memos de uma simples empregada doméstica espancada e roubada por jovens ricos... O que o Rio de Janeiro precisa para prosperar está aqui: http://charges.uol.com.br/2007/06/26/especial-pra-maravilhar-o-mundo/

Esta Charge resume tudo o que o Rio de Janeiro de momento precisa. Aí sim, o turismo cresce novamente.



Fiquei contente que franceses e americanos não tenham vencido, pois a torre Eiffel e a Estátua da Liberdade também não encantam tanto assim.

Mas, o pior de tudo foi ouvir de alguns benfiquistas que o anúncio das "novas" sete maravilhas do Mundo seria realizado na oitava maravilha... Poupem-me! Aliás, acho que a 2ª circular, em Lisboa, está inspirada em uma casa francesa, casa de banho de um lado, sanita do outro!

Eu assisti a emissão do espectáculo, que foi repleta de gafes e alguns contra tempos - tirando isto, gostei muito da propaganda que fizeram de Portugal, divulgando as belezas do país, o que irá atrair de certeza mais turismo - não podemos nos limitar apenas ao Algarve, pois são muitas as belezas de Portugal.

De resto, o espetáculo não empolgou, a não ser o show da Jennifer Lopez... Mas, ainda acho que deveria ter ido ao cinema assistir o Homem Aranha 3.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Feliz dia do Amigo!

Tantos são os amigos!
Amigos de infância,
Amigos de escola,
Amigos de adolescência,
Amigos de faculdade,
Amigos de trabalho,
...Amigos...
Uns já se foram, restam-me as saudades!
Outros, estão algures nas páginas da vida!
Alguns distantes, outros tão perto!
Saudades dos meus amigos!
Entre lágrimas e sorrisos,
Sucessos e insucessos,
Amigos que me fazem amigo!
Daqui e dali, vejo um amigo, revejo um sorriso!
Onde quer que estejam, serão sempre meus amigos!
Amigos, sempre amigos!

Dia 20 de Julho, Feliz dia do Amigo!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Um dia verde e amarelo!

A selecção brasileira masculina de vólei conquistou, pela sétima vez, o título da Liga Mundial de Vólei. Parabéns, muitos parabéns. Foi um "show" de bola em cima da Rússia.

Já a selecção brasileira de futebol, mostrou raça, categoria e muita competência em revalidar o título da Copa América, tornando-se Bicampeã.

Aliás, o futebol brasileiro despachou com classe, mais uma vez, a Argentina em uma final da Copa América - como é bom este sentimento de vencer "los hermanos" em finais da Copa América. Para ser sincero, é sempre muito bom vencer a Argentina, seja qual for o desporto!

A Argentina, até então invicta na competição, entrou em campo como grande favorita. Alguns jogadores argentinos e grande parte de imprensa argentina "cantavam um certo já ganhou"! É verdade, que a imprensa brasileira também não colocava muita fé na selecção canarinha.

Enfim, o domingo foi verde e amarelo, no lugar mais alto do pódio!

quarta-feira, 11 de julho de 2007

€ 0,05 por cada ratinho!

Bora lá pra China?! Matar ratinhos pode ser um grande negócio. Deverá render mais do que plantação de arroz - pelo menos nesta temporada. Façam lá vossas continhas...

Na província de Hunan, na China, houve uma invasão de 2 bilhões de ratos. E o governo chinês oferece uma recompensa de € 0,05 por cada rato morto. Veja o vídeo.

A cheia do rio Yangtze alagou a morada dos ratinhos, que tentam procurar abrigo em terra firme, invadindo assim os diversos distritos da mencionada província.

Como a malta por lá adora comer cobras, a grande procura por esta iguaria diminuiu radicalmente a população de répteis, que não consequentemente não consegue dar conta de tantos ratinhos.

Madeira e Açores são países!

Prima ou clique aqui se quiser ver os Açores ou a Madeira como países.

Pois é, descobri isto acidentalmente. Fui ao site pesquisar um prefixo internacional de telefone, quando me deparei logo de cara com os Açores. Só por curiosidade, decidi espreitar se a Madeira também estava incluída no "hall da fama"! Bingo... Vá lá, a versão PDF não tem tais informações.

Enviem os agredecimentos à EMBRATEL (Empresa Brasileira de Telecomunicações). De certeza que esta empresa sabe muito sobre telecomunicações, mas pouco sobre geografia! E tão pouco está bem informada sobre eventos da actualidade. Será que não ouviram falar da Nelly Furtado ou do Cristiano Ronaldo? Já sei, faz-lhes confusão os termos Açoriana e Madeirense!

Quem fez isto deve ter ficado emociando com a eleição do Cristo Redentor como uma das 7 Maravilhas do Mundo! Ou será que foi distração ao ver a Jeniffer Lopez? Isto ainda merece um post - não estou a falar da Jeniffer (que bem merece), mas do Cristo!

De certeza que o Alberto João Jardim ficaria feliz da vida em saber que em algum lugar a Madeira é vista como um país. E os amercianos das Lajes? Estes sim, adorariam - não teriam mais que dar explicações ao Governo Português quando decidirem não contratar portugueses para lá trabalhar, ou então fazer voos ilegais da CIA.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

iPhone

Uma vez mais a Apple inova, reinventa e cativa - nos EUA, em apenas uma semana, a empresa já vendeu mais de meio milhão de iPhones!

E a "Maçã" projecta vender 10 milhões de unidades do novo telefone até o final do ano.

Com tantas funcionalidades em um só telefone, só resta mesmo um GPS integrado para ficar completo!

Mais um sonho de consumo à vista.