Crise aérea brasileira
Entristece e revolta a situação do sistema de transportes aéreos do Brasil.
Durante muitos anos utilizei-me do aeroporto de Congonhas. A última viagem que realizei foi algures em 2004 quando viajei para Curitiba, mas antes disto já era possível notar que este aeroporto já não tinha mais capacidade para suportar tantos pousos e descolagens. Recordo-me, em diversas ocasiões, de meus voos terem o pouso atrasado em mais de 1 hora devido ao congestionamento do tráfego aéreo em Congonhas.
Lembro, também, de que naquela altura os controladores de tráfego aéreo já reclamavam melhores condições de trabalho - modernização de equipamentos, contratação de pessoal, revisão das escalas de serviço e melhores remunerações.
Faz quase 10 meses que um avião da Gol chocou-se em pleno ar com um outro avião a jacto - as investigações sobre este acidente ainda não estão concluídas.
Quando ocorreu este acidente, surgiram boatos de que o sistema de tráfego aéreo brasileiro tem sérios problemas técnicos - deficiência técnica de equipamentos, falta de recursos humanos e autorizações de rotas aéreas acima da capacidade da infra-estrutura aeronáutica do Brasil.
Estas denúncias fizeram com que o Senado brasileiro criasse a CPI do Apagão Aéreo, que até o presente momento foi ineficiente, e passados quase 10 meses pouco se fez.
No último dia 17 de Julho, outro acidente aéreo. Desta vez um avião da TAM com mais de 180 passageiros não consegui travar depois de pousar no aeroporto de Congonhas, colidindo com um depósito da empresa depois de ter atravessado a Avenida Washington Luís, o que causou um incêndio de enormes proporções - ninguém sobreviveu e as causas deste acidente ainda estão por ser apuradas.
O "apagão aéreo" agravou-se e a situação tornou-se insustentável. No meio de tanta desinformação e especulação, o Governo brasileiro não consegue gerir a crise que assola o sistema de transportes aéreo brasileiro.
O problema do sistema aéreo brasileiro é antigo e do conhecimento de todas as autoridades. Agora, simplesmente entrou em colapso. E o que tudo indica, muitas acções terão que ser postas em prática para que tudo volte a normalidade, e as pessoas possam viajar novamente em segurança. Há promessas, mas assusta quando elas vêm dos políticos...
O que mais revolta é o Presidente da República do Brasil pedir aos brasileiros que rezem e tenham muita fé em Deus, que tudo se resolverá no seu devido tempo. Se os problemas dos brasileiros se resolvessem com rezas, o Brasil hoje seria um dos melhores lugares do mundo para se viver - são mais de 180.000.000 de pessoas rezando a cada dia, a cada novo problema.
O que o brasileiro precisa é de Governo que trabalhe seriamente, sem discursos em vão, com vontade que o Brasil dê certo.
Sem comentários:
Enviar um comentário