O navio de guerra Vasa!
Estocolmo, a cidade dos museus! São muitas as opções!
Para quem está em Estocolmo, o Vasamuseet é paragem obrigatória. Este museu fica localizado na ilha Djurgåarden, no centro de Estocolmo.
O museu impressiona pelo facto de abrigar o único navio de guerra do século XVII existente no mundo, que naufragou em sua viagem inaugural, cerca de 1.300 metros depois de deixar o porto de Estocolmo, num belo dia de Agosto de 1628.
O navio Vasa foi novamente achado pelo pesquisador Anders Franzén, em 1956. Depois de cerca de 4 anos de preparação, envolvendo um complexo projecto de engenharia, o barco finalmente voltou à superfície - em Abril de 1961. A restauração do navio foi bastante complexa e demorou 17 anos para ficar concluída.
É realmente impressionante ver os esforços em torno da recuperação e restauração do Vasa, mas ainda mais impressionante é estar na presença de um navio do século XVII ao vivo e a cor!
Infelizmente, por problemas técnicos (e de pura estupidez do fotógrafo, eu mesmo!) não tenho fotos do navio e da visita! Entretanto, fica o "link" para o "site" da internet do museu, com algumas fotos e informações muito interessantes.
http://www.vasamuseet.se/Vasamuseet/international/Portuguese.aspx?lang=en
A visita ao "navio" fez-me recordar os filmes de piratas que eu assistia quando criança, logo após regressar da escola. Os filmes eram exibidos pela Rede Globo na sessão da tarde!
Sem comentários:
Enviar um comentário