sexta-feira, 2 de março de 2007

Suécia...

Uma aventura que começou no dia 28/Fevereiro.

Cá estou, Escandinávia, Suécia, Estocolmo... a viagem foi cansativa. Logo de manhã cedo, quando estava a fechar a mala, "pumba", lá se vai o fecho da mala... toca a mudar tudo para outra mala.

No aeroporto em Lisboa, no check-in, mudaram-me para um voo mais cedo, pois caso contrário não chegaria a tempo - em Londres - de fazer a conexão para Estocolmo. A viagem para Londres correu bem, excepto pelos passageiros que estavam ao meu lado e pelo almoço que foi servido, sandes de frango, que estava horrível.

Eu sentei naquela poltrona do meio, que fica entre os outros dois lugares da fileira, aquela que parece a menor de todas, e que todos evitam. No assento próximo da janela, uma gaja, que se agarrava a poltrona cada vez que havia turbulência - suava frio, estava mesmo em pânico. Eu ainda pensei em acalmar-lhe dizendo "não te preocupes, se isto aqui der para o torto vamos todos parar no mesmo lugar, e de certeza que não será no céu, pois aqui já estamos e não passamos, a não ser para baixo". Mas, achei melhor não fazê-lo, pois a força que ela imprimia na poltrona era capaz de quebrar o meu pescoço.

Já no assento próximo do corredor, um gajo com descendência indiana. O gajo causava impressão cada vez que assoava o nariz, pois parecia que os pulmões iriam sair pelo nariz ou boca. Uma coisa nojenta. Dei-lhe umas quantas cotoveladas, pois ele fazia isto na minha direcção. Aí acho que ele se tocou e fazia no sentido do corredor. Eu diria que minha última cotovelada não foi lá muito delicada e deve ter contribuído para ele mudar de direcção.

Finalmente em Londres. Uma hora antes do voo para Estocolmo, tempo suficiente para passar pelo controlo do aeroporto e ir para a sala de embarque. Uma vez na sala de embarque no horário previsto, ninguém da British. Passadas quase uma hora e meia, apareceram duas pessoas para anunciar o atraso do voo, mas sem dizer os porquês. Novo horário de embarque, 20:00. Mais uma hora se foi, então anunciaram que o voo estava atrasado e sem previsão de sair, e que deveríamos voltar para o saguão central da área de embarque. Decidi então falar com os funcionários da Bristih, para reclamar e perceber porque o voo estava atrasado. Foi então que me disseram que o voo estava atrasado porque a aeronave estava com problemas técnicos, e que teriam que substituí-la por outra, que estava vindo de Lisboa. Era o voo que supostamente eu deveria ter apanhado no início. Eu pedi-lhes gentilmente que anunciassem quais as razões do atraso, para que os outros passageiros ficassem a par da situação. Acreditem, não o fizeram.

Não vou entrar em muitos detalhes de como a British Airways tratou os passageiros - foi péssimo o atendimento, de muita má qualidade. Durante as quase 5 horas de espera, a British disponibilizou aos passageiros um voucher de 5 Libras, que não podia ser usado para bebidas e sandes, apenas muffins, chocolate ou café. Nunca bebi tanto chocolate quente em um único dia. As muffins até que estavam boas.

Já agora as novas medidas de segurança impostas no aeroporto de Heatrow são verdadeiras torturas para os passageiros. Para entrar na sala de embarque, tive que passar duas vezes pelo controlo de segurança. Depois para retornar ao saguão principal, outras duas. E finalmente, quando foi anunciado o voo, tive novamente que passar outras duas vezes por todos os procedimentos de segurança. Eu fui perguntar a um segurança o porque daquilo, porque temos que passar tantas vezes por aquilo, e ele confessou-me que o aeroporto estava em alerta amarelo devido a uma possível ameaça no aeroporto. Não consegui maiores informações da tal ameaça. Quer dizer, além do mal tempo, também havia um alerta de segurança.

Quando finalmente embarquei, fiquei todo contente. Mal eu sabia o que me esperava...

Em Estocolmo não encontro a bagagem que despachei em Lisboa. Fui ao balcão para reclamar a bagagem, e recebo a seguinte notícia "Sir, we were informed that your baggage is lost somewhere in Heatrow. We are tyring to figure out what happened. Please, describe your bag, provide your contact details and we will do our best to provide a solution". Também, informaram que se a mala não aparecesse em 7 dias, que eu teria que fazer uma reclamação por escrito, para então tomarem outras medidas.

Pois bem, a British Airways anotou minha reclamação de bagagem perdida, deu-me um kit de higiene pessoal, desejou-me boa sorte e uma excelente estadia em Estocolmo. Ri-me da situação, pois é inconcebível para mim, alguém ter uma boa estadia sem a mala. Deu vontade de mandá-lo a merda, não pela mala perdida (não era culpa do rapaz eu ter a mala perdida), mas sim por ter desejado uma boa estadia. As pessoas têm que aprender que em certas situações o melhor é não dizer nada, ficando caladinho. Contei até 10 e mantive o bom humor.

Enfim, quase 13 horas depois eu estava em Estocolomo a caminho do hotel, sem a mala.

Sem comentários: