Baixa competitividade
O "ranking" que mede a competitividade de 55 países divulgado pelo IMD (International Institute of Management Develop) - uma das mais conceituadas escolas de negócios do Mundo - mostra que Brasil e Portugal caíram no índice global de produtividade.
Em 2007, Portugal aparece na 39ª posição (37ª em 2006), enquanto Brasil ocupa a 49ª (ocupava a 44ª em 2006).
Veja a lista dos 10 primeiros colocados:
Alguns países europeus conseguiram recuperar algumas posições, creditando grande parte deste feito "a estratégia de Lisboa". A Alemanha ocupava a 25ª posição, e neste ano está na 16ª. A França da 30ª para a 28ª.
E tudo indica que os nórdicos estão bem organizados, com boas políticas de desenvolvimento - 3 países figuram entre os 10 primeiros. A Finlândia foi a grande decepção, caindo da 10ª para 17ª posição.
Eu estive a ler sobre a "estratégia de Lisboa" e achei muito interessante. Seria bom ter Portugal em sintonia com o restante da Europa. Tudo indica que esta estratégia, a médio e longo prazos, tará bons resultados.
E o Brasil precisa estar em sintonia com o restante do Mundo, diminuindo a burocracia e corrupção, mais educação e desenvolvimento. A frase na bandeira do Brasil deixa muito a desejar: Ordem e Progresso.
Enfim, espero sinceramente que os Governos Brasileiro e Português consigam levar adiante os planos de crescimento económico e social dos respectivos países, permitindo uma melhor qualidade de vida para todos.
PS. o link da corrupção foi enviado pelo meu amigo Amaral, pavilhão 9 da Fatec-BS.
Sem comentários:
Enviar um comentário